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Os principais processos que você pode automatizar na contabilidade

Comercial TaskDO • ago. 26, 2021

Os processos que podem ser considerados bem gerenciados necessitam de automação. 


É necessário otimizar os processos que você pode automatizar na contabilidade, para que dessa forma você consiga ter uma visão completa do seu cenário.


Ao implementar uma automação de processos, você pode dar conta de tarefas manuais e mais simples, que permitirão lidar com todos os aspectos mais desafiadores do seu dia a dia.


Conferência de obrigações acessórias e principais

Você acabou de gerar 100 recibos de DCTF dos seus clientes, salvou em seu servidor de dados e finalizou o processo, perfeito.


Dentro de um mês foi emitida a negativa e viu que uma ou algumas DCTF’s não foram entregues e geraram multas. Isso pode ocorrer porque o processo de conferência é manual, o que o deixa suscetível a falhas, ou talvez ele nem exista e se tratando de uma obrigação cuja multa é variável pode gerar um prejuízo grande para a sua contabilidade.


Solução: Use um validador automático que confere todos os recibos em um piscar de olhos. O
Taskdo possui um validador que confere se todas as obrigações foram entregues no prazo (antes do vencimento claro).


Clique aqui e veja como funciona o arquivamento automático


Basta você inserir no validador suas 100 DCTF’s (Recibos) ou qualquer outra obrigação que a contabilidade possui, que o Taskdo vai conferir os dados do cliente, competência e o arquivo em si para ver se trata mesmo daquela obrigação.


Somente com as DCTF’s aqui você ganhou segurança e pelo menos 30 minutos em ganho de tempo.


Importação de lançamentos contábeis

Em contato com centenas de contabilidades pelo Brasil, uma das maiores reclamações se chama Contabilidade atrasada. 


Isso é muito grave e bloqueia o crescimento da empresa contábil. Alguns motivos que levam o Escritório a acumular o processo contábil sem processamento:


  • Clientes que não gerenciam seu próprio financeiro, não mantendo uma conciliação adequada;
  • Escritório com Cultura de lançamentos manuais (Pagamentos e Recebimento de duplicatas por exemplo);
  • Equipe não engajada com processos de automação e tecnologias;
  • Escritório sem segmentação, (popular faz tudo). Esse escritório é aquele que atende todo o cliente que bate na porta, com isso ele pode ter na carteira por exemplo, 5 clientes grandes e organizados e 95 clientes pequenos e sem o mesmo nível de organização. Isso leva ao seguinte, o escritório vai inverter os esforços, colocando 95% de seu esforço em 5% de sua carteira e apenas 5% dos esforços em 95% da carteira, (números são para dar apenas uma ideia do que costuma ocorrer).


Consequências:


  • Dificuldade em crescer e escalar a contabilidade;
  • Muitas horas extras e alto custo por cliente;
  • Equipe desmotivada.





Solução:

Se você não tem conhecimento em lógica de programação, tecnologias ou mesmo um Excel avançado, precisa trazer alguém que tenha para equipe.


Vamos ao processo:


1 – Audite os processos do cliente para detectar furos no processo financeiro do mesmo e instruir para que seus relatórios venham com acuracidade (Torne isso um pré requisito no seu contrato com o mesmo).


2 – Após auditar e adequar os processos do cliente, extraia todos os relatórios financeiros mensais e importe tudo no seu sistema contábil.


3 – Você pode usar até um Excel para montar integrações entre sistemas de forma simples e importar tudo, ou ainda buscar ferramentas no mercado que façam isso por você, pode ainda montar um API (Sistema do Cliente + Contábil), mas não pense que esse último é simples, você precisa de um plano B até que isso esteja 100%.


As principais vantagens dos processos automáticos

Com o objetivo de otimizar e diminuir custos operacionais, os processos automático ainda trazem outras diversas vantagens, nas quais podemos destacar:

  • Rápido retorno do investimento;
  • Pouca interferência humana;
  • Aumento de produtividade da equipe;
  • Redução de erros;
  • Resultados padronizados;
  • Melhor estruturação da rotina da equipe.


O principal ganho para a sua equipe é sem dúvidas o aumento da produtividade, pois os colaboradores passam a se dedicar a outras atividades mais relevantes e que demandam a intervenção humana para serem realizadas.


Tarefas de baixa complexidade e alto volume precisam ser automatizadas hoje mesmo por sua contabilidade.


Como implementar?


Primeiramente, verifique em quais processos da contabilidade pode-se automatizar. Em seguida, é preciso identificar quais são as atividades já existentes que podem ser realizadas pela ferramenta e quais podem ser implementadas e executadas por ela.


É importante considerar neste ponto, as tarefas realizadas por sua equipe que possuem baixo valor agregado, alto índice de erros ou falhas na execução, o que fazem com que não se tenha um padrão nos resultados.


Focar apenas nos ganhos financeiros da empresa é um erro nesse momento, pois há ganhos também em outros aspectos como a satisfação de clientes da equipe de trabalho.


Gerencie as rotinas da contabilidade através do TaskDo


A sua contabilidade pode e precisa automatizar processos de baixa complexidade que podem acarretar em grandes problemas futuramente.


Garanta que as rotinas da sua empresa estejam bem organizadas e sejam gerenciadas com excelência, escolhendo
a melhor plataforma de automatização e gestão de fluxos de trabalho do mercado contábil.



Por Comercial TaskDO 14 out., 2022
Em tempos de transformação digital, o setor contábil é um dos que mais tem sofrido disrupções. Seu setor financeiro pode adotar a melhor tecnologia disponível no mercado, mas como gestor é preciso adotar metodologias que ofereçam oportunidade de mudanças e melhorias contínuas na organização. Afinal, o futuro da contabilidade já é realidade e quem não se organizar poderá ser facilmente ultrapassado pela concorrência. Como os profissionais da área vêm abraçando as novas ferramentas, podemos ver o potencial transformador da tecnologia para a contabilidade Buscar a qualidade e a melhoria contínua dos seus projetos é uma das metas fundamentais de qualquer empresa. Assim, faz-se necessário o uso de ferramentas como o ciclo PDCA, um método bem simples e eficiente na verificação do cumprimento com o que fora planejado. A Análise PDCA é uma das metodologias mais populares que podemos mencionar. Basicamente, sua lógica se dá em dividir a administração de um projeto ou processo em etapas, para assim simplificar sua gestão e deixá-la aberta para possíveis mudanças durante a jornada.  PDCA: o que é? Ciclo PDCA na solução de problemas nas empresas é uma das metodologias mais usadas. Assim como para a melhoria contínua de processos. É uma ferramenta dividida em quatro etapas e utilizada para solucionar problemas que não são facilmente visualizados. Geralmente, esses problemas também já sofreram diversas tentativas falhas de solução. Suas finalidades são acelerar e aperfeiçoar as atividades de uma empresa, por meio da identificação dos problemas, de suas causas e das possíveis soluções. A Análise PDCA é uma metodologia focada na melhoria contínua de um processo, baseando-se em um ciclo de quatro fases etapas como dito acima: ● P: Plan – planejar ● D: Do – fazer ● C: Check – checar ● A: Action – agir Ela foi criada na década de 20 pelo físico americano Walter Andrew Shewhart, a análise PDCA tinha como foco o controle estatístico das empresas, mas foi apenas na década de 50 que a metodologia se popularizou pelas mãos do professor William Edward Deming. E a grande razão da Análise PDCA ser utilizada até hoje é a resolução de problemas: ela é um passo a passo para o alcance de metas, melhorias e aperfeiçoamento de processos. Ciclo PDCA: quais são suas etapas? Esses são os 4 passos do ciclo, que normalmente começa pelo planejamento. Pode utilizar variações, dependendo do tipo de objetivo procurado pela empresa. 1ª etapa: PLANEJAMENTO O primeiro passo do ciclo é o planejamento. Sua ordem lógica começa com o PLAN, que foca na parte estratégica. O objetivo aqui é levantar e analisar informações para estabelecer objetivos e metas. É importante elaborar um plano/estratégia que resolva os problemas encontrados. Para isso, deve-se desenvolvê-los com base nos valores e diretrizes políticas da empresa. Depois é que se vai considerar o estabelecimento dos objetivos pretendidos com o ciclo. Em seguida, faz-se a escolha do caminho a ser percorrido para que os objetivos sejam atingidos e, também, a definição dos métodos que serão utilizados para chegar a isso. Além dessas fases, no planejamento é escolhida a equipe que fará parte do processo, incluindo os líderes de cada um. Essa etapa da aplicação do Ciclo PDCA é dividida em 4 fases: 1. Identificação do problema Nessa fase, é fundamental definir o problema e reconhecer a importância dele para o desenvolvimento da atividade. Pergunte-se “O que está acontecendo?”. Levante o histórico do problema, mostre as perdas causadas pelo problema e proponha uma data para o problema ter sido solucionado. Para ter uma melhor visão do problema, você pode usar relatórios, dados, gráficos, fotos ou ferramentas como o Brainstorming . 2. Observação do problema Agora, o problema deve ser observado em seus detalhes, com suas características específicas. Essa pode ser a fase mais demorada do processo. Afinal, as características do problema devem ser analisadas por vários pontos de vista, além de observar o problema nos locais onde acontecem. Ferramentas como a Análise de Pareto são normalmente utilizadas para apoio a essa etapa. Quando concluída, permitirá ao grupo estimar o orçamento necessário para resolver o problema, bem como a meta a ser atingida com a sua solução. 3. Análise do problema A pergunta a ser feita durante a análise PDCA é “Por que esse problema está acontecendo?” É nessa fase que as causas serão descobertas. Levantar as possíveis causas, colocá-las em ordem de relevância e escolher as prováveis. Além de testar essas hipóteses com novos dados coletados e descartar as mais improváveis fazem parte da seleção de causas do problema. 4. Plano de ação Após a identificação das causas do problema, é hora de criar ações para resolvê-lo. O 5w2h ou plano de ação são as ferramentas ideais para essa etapa. Pois permitem descrever claramente o que precisa ser feito, quem será o Responsável e quando deverá ser concluída cada tarefa planejada. 2ª etapa: EXECUÇÃO Na fase DO, ou Execução, é onde efetivamente se coloca em prática a execução do Plano de Ação criado. Essa é uma das etapas mais importantes do ciclo e deve ser acompanhada de perto. Assim, as ações serão executadas conforme planejado. É importante anotar e evidenciar os resultados (bons ou ruins) de cada tarefa concluída. Isso permite um aprendizado necessário ao time envolvido durante o processo. 3ª etapa: VERIFICAÇÃO No CHECK, é onde acontece a verificação do que foi executado e dos resultados obtidos com o plano de ação. Essa fase pode ser desenvolvida ao longo da execução do Plano de Ação ou, então, formalmente ao término do mesmo, podendo inclusive envolver pessoas ou grupos externos ao time responsável pela solução do problema. Essa verificação consiste em confirmar se o que foi planejado já está implantado, além de comparar os resultados entre o antes e o depois e o alcance da meta proposta. Se os resultados colhidos na verificação não forem satisfatórios, é recomendado que se volte à fase de Planejamento do PCDA. 4ª etapa: AÇÃO Na última etapa, o ACT, nos permite refletir sobre o caminho a ser tomado ao término do ciclo: como será a divulgação dos resultados e do aprendizado adquirido e o que fazer com os eventuais problemas remanescentes. Aliás, eles poderão ser abordados em um novo “Giro do PDCA”, para a melhoria contínua dos processos. Essa etapa é dividida em 2 partes: 1. Padronização Aqui é padronizado o que deu certo no Plano de Ação. Evitando-se, assim, que o problema arrisque reaparecer. Essa padronização é feita a partir da criação ou revisão de documentos que descrevam os processos (padrões). Além disso, é importante comunicar as alterações nos variados veículos de comunicação da empresa, como e-mails, reuniões, etc. Para essa padronização ser efetiva, a equipe deve estar apta a desenvolvê-la, demandando treinamento e educação para os envolvidos na mudança. 2. Conclusão É agora que a equipe faz uma reflexão sobre todos os resultados (com a ajuda de gráficos, fotos e outras ferramentas como a Análise de Pareto ou a Folha de Verificação ). Deve-se documentar o que deu certo e o que não deu, identificar o que ainda pode melhorar no processo, registrar o aprendizado que o ciclo gerou para o grupo e pensar nos planos. Quais são as vantagens do PDCA como ferramenta de gestão? Diante da simplicidade do ciclo PDCA muitas pessoas duvidam da sua eficácia e do tipo de benefícios que traz para as empresas. Por isso, veja as vantagens mais evidentes: Produtividade Quando os processos melhoram, aumenta a produtividade da sua empresa, pois o time realiza mais ações em menos tempo. A produtividade reflete na eficiência e também na competitividade do negócio, resultando em mais clientes, crescimento do faturamento e mais sucesso na gestão. Tudo o que o futuro da contabilidade precisa! Fim do retrabalho Retrabalho é um dos maiores problemas no setor financeiro. Um setor gera um relatório, imprime e manda para outro setor, que terá que digitar os dados novamente. Esse cenário é bastante comum, não é verdade? Se você identifica esse problema, realize o ciclo PDCA, reduzindo a espera pelos dados, o tempo de digitação e também os recursos envolvidos. Redução de custos Um financeiro eficiente economiza recursos com coisas supérfluas, como a impressão do relatório do exemplo anterior e passa a investir o dinheiro poupado em melhorias reais. E a tecnologia na contabilidade pode ajudar a melhorar ainda mais a produtividade e os resultados, basta que todos os documentos necessários estejam na nuvem. Como aplicar no seu negócio? O ciclo PDCA ajuda a entender como um problema surge e de que maneira deve ser solucionado. A partir da oportunidade de melhoria, você deve definir as ações necessárias para promover as mudanças almejadas. A ideia é que os resultados sejam alcançados com mais qualidade e eficiência. Para colocar o ciclo PDCA em ação, você deve seguir às quatro fases necessárias, que já explicamos anteriormente, sendo elas: P – Planejar Esta é a fase em que você seleciona um processo que precisa ser resolvido, listando as possíveis causas e soluções. Uma maneira de conferir se tudo está indo bem é a equipe deve fazer uma reunião semanal, ao menos, para apresentar os resultados e avaliar as ações alinhadas na semana anterior. Também é importante conversar para discutir as demandas diárias. D – Desenvolver Nesta fase são realizados testes a partir das hipóteses levantadas, buscando sempre reduzir ou eliminar o problema. Mas desenvolver um planejamento exige habilidade técnica. Assim, saiba a quem delegar, explique o que deve ser feito, exige velocidade na execução e tenha canais para acompanhar os resultados. C – Conferir A proposta aqui é garantir que o problema foi resolvido, portanto, consiste em monitorar os resultados e comparar o antes e o depois da implementação da melhoria. Apesar do ritmo frenético que sua empresa tem, verifique pelo menos uma vez por dia se as principais demandas ou as mais críticas estão em andamento. Assim, em caso de qualquer problema, pode ser feita uma correção. A – Agir Significa registrar as mudanças realizadas, formalizá-las e partir para outro ponto a ser melhorado. Em algumas empresas, os clientes têm problemas para definir e enviar a documentação necessária. Assim, acabam atrasando o envio da documentação, além de ficar faltando informações e arquivos importantes. Com o ciclo PDCA, você pode planejar uma capacitação com a equipe do cliente, fazer o treinamento, verificar se o problema foi resolvido e se o gestor está mais satisfeito. E depois agir, aplicando a mesma metodologia em outros áreas ou fazendo o processo online. Se a metodologia não der certo, é preciso voltar à primeira fase e refazer o percurso. Conclusão Com vantagens claras, o ciclo PDCA tem uma aplicação simples e que não exige grandes transformações para ser colocada em prática, ideal para você implementar agora na gestão de projetos/obras. Colocá-la em prática na sua empresa é como dar o primeiro passo rumo a uma jornada de melhoria contínua. Pois, como foi citado acima, a Análise PDCA é um ciclo e não há nada tão bom que não possa melhorar, não é mesmo? Com isso, nós do TaskDo podemos te ajudar. Agende uma conversa com um de nossos consultores e entenda como você pode automatizar a sua Gestão Contábil e evitar erros, multas e retrabalhos. Aumente a produtividade da sua equipe com o TaskDo! Solicite agora mesmo sua demonstração!
Por Comercial TaskDO 14 out., 2022
Mapear processos contábeis vai ajustar o seu foco em atender as necessidades do cliente. Você está conseguindo fazer isso na sua empresa? Uma empresa tende a lidar com diversas atividades delicadas que estão diretamente ligadas à legalidade e conformidade de seus clientes. E a chave para manter essas atividades organizadas é mapear os processos contábeis de forma eficiente. Esse é um problema que se complica conforme o negócio cresce no mercado e aumenta sua cartela de clientes. Para solucionar essa questão, o gestor deve estudar e aplicar técnicas específicas que permitam organizar processos. Fique conosco e aprenda quais são os passos essenciais para mapear seus processos contábeis! Quais são os principais benefícios da automação contábil O que é mapeamento de processos? Todo negócio costuma realizar uma série de processos empresariais frequentemente que nada mais são, do que uma sequência de tarefas para viabilizar a entrega de um serviço ao cliente. E pode ser um pouco difícil e complexo estar sempre a par de todas as etapas que, juntas, formam um desses processos. Desse modo, o mapeamento de processos vem para tornar a sua vida bem mais fácil. Pois, trata-se de uma ferramenta que possibilita a identificação de todos os componentes necessários para que as atividades propostas pela sua contabilidade saiam conforme o planejado. Diminuindo a necessidade de modificações frequentes, assim como o surgimento de alguns problemas. Sendo assim, mapear processos contábeis, nada mais é que uma forma segura e estratégica de controlar cada passo dado dentro da empresa, entendendo como é seu funcionamento em uma visão macro e avaliando se todos os departamentos e colaboradores estão cumprindo com seus objetivos. Quais são seus maiores benefícios? O mapeamento de processos tem o papel não só de identificar os processos existentes, mas também otimizá-los, trazendo impactos favoráveis. Além disso, existem outras questões que fazem dele uma ferramenta fundamental para a gestão contábil, veja algumas aqui embaixo: Identificação de gargalos Um gargalo é como uma restrição de capacidade que cria algo parecido como um engarrafamento. Ele mostra que existe um ponto do fluxo de uma atividade que não vai bem e, como resultado, atrapalha o andamento do restante do trabalho. Com o mapeamento de processos, fica mais fácil identificar onde acontecem esses gargalos e, posteriormente, remodelar o processo para que ele atinja um nível de desempenho superior. Definição de funções O mapeamento de processos não estrutura apenas as atividades que precisam ser feitas. Ele também traz uma relação dos colaboradores que fazem parte do processo, seja como responsável ou participantes. Nesse ínterim, as funções e papéis dentro do processo ficam mais claras, trazendo transparência ao fluxo, o que é fundamental para que todos entendam como o seu trabalho impacta no trabalho dos demais. Prevenção de recursos Com um detalhamento maior do processo fica bem mais fácil ter um controle dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para que uma atividade cumpra o seu objetivo. Isso garante que não faltarão insumos dentro da cadeia produtiva do processo. Previsão de custos Que todo processo gera um custo, isso todos sabemos. Neste cenário, o mapeamento de processos traz visibilidade para as entradas e saídas das atividades, garantindo que não haja um desequilíbrio de custo-benefício. Por isso, existem processos tão caros que não compensam ser executados. Cabe ao gestor contábil verificar quanto será a despesa com a execução do processo. E, caso a conta não fecha, é importante trabalhar em melhorias para otimizá-lo. Mensuração de desempenho O mapeamento de processos permite medir como está a saúde do processo, pois possibilita a padronização das atividades. Desse modo, se cada um executar o processo do seu jeito, os indicadores sofrerão distorções e não refletirão a realidade. Consequentemente, comparações com meses anteriores seriam equivocadas e, a partir dessas comparações, é possível mensurar o que está funcionando e o que necessita de ajustes dentro de um processo. Isso garante o controle e facilita a busca por maximizar a qualidade de suas entregas Como mapear seus processos contábeis? Na área contábil, a organização deve ter uma grande atenção pelo fato de as atividades exercidas serem bastante complexas. Entretanto, você conseguirá grandes diferenciais competitivos ao exercer uma organização eficiente. Veja os passos principais para fazê-la abaixo. Mapeie todos os processos O primeiro passo é mapear todos os processos de rotina, essa é uma técnica onde o fluxo de atividades internas da empresa são desenhadas visando identificar todas suas entradas, saídas e ações. Com ela os gestores conseguem visualizar as atividades essenciais para a empresa, as que agregam mais valor e as que geram inconformidades, gargalos nos produtos e atrasos. Melhore a comunicação interna A boa comunicação interna é uma ótima estratégia para ajudar na organização dos processos, já que eles se ajudam e colaboram para alcançar os resultados. Por isso você deve prover formas fáceis de todos os colaboradores se comunicarem. Incentive o compartilhamento de informações As empresas possuem dezenas de planilhas contendo informações financeiras, modelos de documentos, tabelas, listas, etc. Esses arquivos são utilizados em diferentes processos e podem ser de grande ajuda na execução das tarefas. Arquitete um fluxograma O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, demonstrando visualmente um passo a passo a ser seguido por figuras geométricas, linhas e textos que expressam a ordem de acontecimentos. Seu objetivo é o de demonstrar as tarefas e identificar os responsáveis por cada uma delas. Tenha um sistema de gestão eficiente É bastante difícil organizar processos manualmente, são inúmeras as informações que devem ser controladas pelo gestor. Para economizar tempo e evitar erros, você pode delegar essa atividade para um sistema de gestão desenvolvido especialmente para a contabilidade da sua empresa. Gestão do fechamento contábil: como controlar pelo TaskDo? Conclusão Organizar processos é fundamental para quem buscar que a área de contabilidade melhore seus resultados, consiga se expandir e gear informações relevantes. É importante mencionar que, esse é um processo contínuo, não basta fazer uma vez e achar que está tudo certo. É necessário acompanhar e ter em mente que é sempre possível tornar algo bom ainda melhor. Por isso o TaskDo está aqui, para te ajudar. O TaskDo é uma potente ferramenta de otimização de processos, que pode ajudar a sua empresa a monitorar obrigações e tarefas contábeis com mais propriedade. Chega de perder prazos por conta de problemas que podem ser evitados. Com o TaskDo, você tem acesso a recursos de organização integrados, pensados especialmente para facilitar a rotina contábil da sua empresa. Afinal, com a nossa ferramenta, você poderá economizar tempo e entregar melhores resultados. Dê adeus para as tarefas excessivamente operacionais e deixe o TaskDo trabalhar por você. Assim, nossa ferramenta de gestão ajudará você a ter mais controle sobre o fluxo de processos para contabilidade, além de ser fácil de usar e muito confiável. Solicite a sua demonstração gratuita agora!
Por Comercial TaskDO 14 out., 2022
Para melhorar os processos de uma empresa é possível usar tipos de metodologias que ajudam a alinhar as equipes e a deixar os colaboradores em sintonia. Uma delas é o organograma funcional. Otimizar processos é um objetivo comum entre as empresas, não importa seu tamanho ou nicho de atuação. Entretanto, para saber como promover qualquer mudança na rotina, é preciso ter clareza de como os negócios e como cada setor funciona. Agora, você entenderá tudo o que precisa sobre esse assunto, além de aprender como criar o organograma para a sua empresa. Assim, você poderá aplicar seus novos conhecimentos adquiridos com a leitura em benefício do seu negócio. Acompanhe! O que é um organograma funcional? Sua estrutura é muito parecida com a de um organograma vertical, porém no organograma funcional o foco está nas funções exercidas. Para uma explicação mais clara, no organograma vertical os quadros indicam as denominações do cargo ocupado por cada um: diretor, assessor, gerente de fábrica, etc. No organograma funcional, as indicações estão relacionadas às atividades de contabilidade, consultoria, vendas e estoque. Principalmente para empresas mais modernas, que desprezam o conceito tradicional de hierarquia, o organograma funcional é muito útil, pois indica de maneira mais clara a função exercida, que, para corporações que adotam essa cultura interna, é mais importante do que o cargo que a pessoa ocupa. Ou seja, um organograma funcional é constituído por quadros dispostos em sequência. Neles, estão os cargos existentes na empresa, como diretor, gerente ou auxiliar. Esses quadros são ligados reciprocamente com linhas, para indicar quem se reporta a quem. Por norma, os quadros representando cargos mais importantes ficam na parte de cima; conforme descemos, chegamos aos cargos de menor responsabilidade. Assim, é possível visualizar como as equipes se organizam dentro da organização e mostrar aos gestores e colaboradores, claramente, como ela funciona e qual é a função de cada um nessa estrutura. Por isso, apesar de simples, o organograma pode ser uma ferramenta muito útil. Qual a sua importância? Além da representação visual do funcionamento de uma organização, um organograma funcional tem outras funções que devem ser observadas. Por exemplo, na comunicação organizacional e na hora de supervisionar os trabalhos, o organograma funcional ajuda os funcionários a entender seu lugar na organização e com quem eles têm vínculos diretos e indiretos. Mas, os organogramas funcionais também são úteis para momentos onde há troca de funções e reestruturação das equipes. Outra função prática pode ser a identificação de gaps de talentos, quando algum departamento é descoberto em alguma de suas necessidades e até mesmo em relação à diversidade nas empresas. Ou seja: quando sua organização estiver planejando sua força de trabalho. Organograma funcional: conheça os principais tipos Apesar de terem o mesmo propósito, sua empresa pode criar um tipo específico de organograma, que atenda melhor suas necessidades, chamado de organograma funcional. Neste, ao invés de relações hierárquicas, o que se representa são as relações funcionais entre os cargos existentes, como já mencionamos anteriormente. Na prática, esse recurso define quais são os colaboradores que existem em todos os departamentos, principalmente em relação às suas especialidades e funções. E, nos organogramas funcionais, você pode criar diferentes formatos de estrutura. O melhor formato dependerá das necessidades específicas de seu negócio, da estrutura da sua organização e até mesmo da sua cultura organizacional. Você encontrará muitas variações, mas as principais são: Organograma hierárquico O mais comum, que ilustra as relações de poder de cima para baixo, do maior ao menor. Por exemplo, o CEO de uma companhia é o cargo de maior importância, e, abaixo dele, serão listados os demais. O organograma costuma representar as comunicações no sentido de para quem as pessoas reportam os trabalhos e quem são os profissionais que reportam a elas. Organograma Matricial Organizações com mais de um gerente podem ser melhor representadas neste modelo. Digamos que seu negócio tem uma linha de criação de produtos que está subordinada ao designer chefe. Mas os mesmos designers podem também trabalhar em projetos que impliquem subordinação a outros departamentos. Assim, os designers terão mais de um gerente. Organograma Plano Também conhecido como organograma horizontal, é útil para organizações com poucos gerentes ou não contam com essa função entre seus quadros. Bastante simples, costuma descrever o funcionamento de um negócio em poucos níveis: representa os chefes e seus subordinados diretos. Em organizações nas quais os funcionários costumam participar das decisões e tenham múltiplas responsabilidades, é o modelo mais apropriado. Organograma Circular Também conhecido como organograma radial, tem como elemento central o cargo de maior hierarquia. A partir dele, ramificam-se os departamentos e funções da organização. Este formato é um dos mais interessantes quando se busca chamar a atenção visualmente. O uso de cores, enquanto em que as funções se afastam do centro, também dá ainda mais destaque para o conjunto. Em comum em todos os modelos que descrevemos acima, tem algo a considerar na representação visual dos vínculos existentes em uma empresa é como o desenho em si, é feito. Como as relações são descritas com quadros e linhas, você pode ter linhas completas, quando a relação for direta, ou usar linhas tracejadas, quando houver vínculo indireto. Como fazer o seu organograma funcional? Certamente essa é a dúvida de muitas pessoas sobre como montar a estrutura de um organograma, qual programa ou ferramenta utilizar, entre outras. Neste caso, você pode, por exemplo, usar o LucidChart, o Canva, o Excel ou até mesmo o PowerPoint do Windows. Mas, independentemente da ferramenta, o melhor é começar fazendo uma listagem de todos os cargos existentes em sua empresa. Para isso, uma simples folha de papel já é mais que suficiente. O Excel, por exemplo, é um dos programas mais usados para fazer isso. Já que o próprio possui até mesmo modelos prontos, que podem facilitar ainda mais esse processo e principalmente para quem não domina esta metodologia. Além disso, também pode ser feito por meio de ferramentas de gestão online, ou aplicativo. Entretanto, lembre-se que a pessoa que for montar a estrutura e organizá-la deve conhecer muito bem cada área da empresa. Ou seja, saber quem são os colaboradores e o departamento de cada um deles, para não haver erros. Conclusão Em suma, o organograma de uma empresa é um documento que oficializa como o negócio está sendo organizado, definindo a relação entre todos os setores e os cargos e funções. Ele tem o intuito de facilitar o entendimento sobre como funciona a companhia. Para montar um organograma, conte com o uso de softwares modernos e práticos, seja objetivo e claro, e primeiramente, tenha conhecimento dos processos internos que serão descritos no documento. Um bom organograma funcional facilitará uma série de tarefas e ajudará até mesmo no recrutamento de talentos e na elaboração de um plano de carreira. E com o TaskDo, você muda para a contabilidade automatizada e obtém os benefícios que te mostramos ao longo deste artigo. O TaskDo impulsiona uma melhor tomada de decisão em toda a empresa, fornecendo controle em tempo real, eficiência operacional e insights importantes, ​​que estão alinhados com as suas operações diárias, por uma ferramenta de gestão contábil feita de contador para contador. Converse com um de nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita! Entenda como podemos mudar a sua realidade contábil para melhor!
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