4 atitudes que fazem o setor contábil quebrar uma empresa!
Como seres humanos que somos, estamos em constante evolução, e os erros acabam fazendo parte dessa evolução. Embora a natureza humana não seja algo que possamos mudar ou ajustar facilmente, uma das principais melhorias que você pode fazer em seu negócio é determinar como um erro nunca mais acontecerá no futuro e fazer os ajustes apropriados para evitar que eles ocorram. Afinal, erros contábeis podem impactar diretamente o resultado de um negócio, fazendo a empresa correr riscos reais de quebrar caso não seja possível uma reversão de danos.
Erros podem acontecer com bastante facilidade e podem ter consequências caras para uma empresa, por isso no artigo de hoje nós vamos te mostrar 4 atitudes que devem ser evitadas pelo setor contábil para não quebrar uma empresa. São elas:
1. Não estabelecer e listar todas as tarefas dos processos sob sua responsabilidade
Fazer uma gestão de tarefas é fundamental para que a equipe esteja alinhada com as demandas e as metas da empresa, afinal, em uma geração de colaboradores multitarefa que está cada vez mais ocupada e cada vez menos produtiva, é fundamental controlar todas as tarefas e atividades que precisam ser executadas.
Todo negócio tem tarefas. Toda tarefa tem prazos. Todo prazo tem responsáveis. Entender para que serve a gestão de tarefas dentro da área contábil é fundamental para que as vantagens de praticá-la sejam tão perceptíveis quanto os seus desafios.
Existem dois motivos principais para atrasos na entrega de atividades:
● Falta de clareza sobre o os objetivos de prazo;
● Desorganização na hora de executar as atividades.
Ao estabelecer um método de organização das tarefas que estão sob seu cuidado, você terá a vantagem de tornar os prazos conhecidos e permitir que sejam executados de forma realista e possível.
Neste sentido, o primeiro passo para que você consiga visualizar suas tarefas de uma maneira eficiente é ter a clareza de tudo que precisa ser feito. Comece fazendo uma lista de todas as tarefas pendentes. Quando você tiver clareza de todas as tarefas pendentes, faça uma categorização entre tarefas emergentes, urgentes, no prazo e planejadas. A partir daí, comece a delegar e executar o que for necessário.
Sem uma gestão efetiva das tarefas que você precisa entregar, você perderá eficiência e eficácia, perderá seu tempo com atividades desnecessárias e que não agregam valor ao negócio, além de custos mais elevados que o necessário, o que vai causar impacto negativo para a organização.
2. Não ter cronograma de entrega de cada fase do processo contábil
É extremamente importante definir um cronograma contábil para manter sob controle todos os processos que você precisa manejar. Se a atualização diária não for possível, é necessário que pelo menos algum tempo uma vez por semana você possa dedicar para fazer este controle.
Há uma série de razões pelas quais sua capacidade de cumprimento de prazos é tão crítica na área contábil. As metas para cumprir as obrigações financeiras e fiscais existem e precisam ser cumpridas.
Sua empresa precisa cumprir prazos para garantir a satisfação de seus clientes, não é mesmo?
Os prazos fazem parte do trabalho de todo aquele que atua na área contábil e na maioria das vezes eles são apertados. Se você está trabalhando com muitas regras fiscais ou sua empresa possui diferentes atividades ao mesmo tempo, pode parecer que você está fazendo constantemente malabarismos para atingir as metas, sabemos disso.
Nesse sentido, um bom sistema de gestão — que gere automaticamente tarefas e atividades a serem executadas —, além de incluir alertas que comuniquem à gerência ou à diretoria sempre que um prazo for expirado, é uma boa maneira de evitar que fique se buscando um culpado pelo atraso de um processo e consequentemente evitando demissões.
3. Se concentrar na entrega de informações ao fisco ao invés de fornecer dados estratégicos a Direção
Por que se concentrar apenas em suas demonstrações financeiras e atividades fiscais? O que impede você de desempenhar um papel estratégico para a gestão do negócio?
A falta de dados estratégicos que auxiliem os tomadores de decisão pode prejudicar gravemente um negócio. Acontece que muitas vezes, essas demonstrações contábeis não conseguem refletir de forma adequada a realidade da empresa e são inúmeros os motivos que nos levam a afirmar isso. Falta interesse em mostrar números melhores para concessão de crédito, disciplina e organização na hora de realizar os registros contábeis entre diversos outros fatores que vão ser prejudiciais tanto o seu desempenho, quanto o da empresa em si.
Aqueles que conseguem se manter em posição de relevância dentro de uma grande empresa, são os que utilizam as estratégias contábeis mais relevantes, aplicam novos recursos e acompanham as práticas do mercado. Entre as táticas atuais está a gestão e análise de dados, mais do que uma tática necessária, estamos falando de uma verdadeira exigência do mercado.
Isso acontece porque o gerenciamento estratégico dos dados ajuda o negócio a conhecer melhor os seus clientes e como pagar o menor tributo dentro das opções das leis. Com isso, os profissionais criam estratégias apropriadas e as direcionam para conseguir melhorar os resultados das vendas. As ações geram impactos positivos, pois não são baseadas apenas em aparências.
4. Realizar a conferência manual das entregas
Processos manuais geralmente exigem conferências. Se você ainda não pensou em automatizar seus processos, você corre sérios riscos. Um deles é a inconsistência nos dados, afinal, erros de digitação podem ocorrer.
Se formos analisar, um problema puxa o outro: os processos manuais estão mais sujeitos a erros. Surge então a necessidade da conferência, aumentando o risco de atraso das entregas e perda de produtividade.
Quanto tempo você costuma levar em suas conferências manuais?
Este é um dos principais problemas de produtividade contábil para quem ainda não aderiu à tecnologia. Para uma gestão de tempo mais eficiente é necessário um sistema que simplifique os processos e garanta a confiabilidade das informações.
Neste sentido, um software específico para as rotinas da contabilidade torna muito mais fácil o cumprimento de prazos. Em primeiro lugar, porque a checagem de documentos, a digitação de dados e a conferência manual deixam de consumir o tempo que você poderia estar utilizando para fazer uma entrega mais estratégica para os gestores e tomadores de decisões.
Conclusão:
Uma tendência crescente no mundo de contabilidade, é uma combinação de software e design de processos que ajuda a otimizar os processos fiscais, contábeis e financeiros de sua empresa.
Produza demonstrações financeiras precisas e reduza o tempo necessário para preparar seus relatórios de fechamento contábil, aproveitando o poder da tecnologia.
Um processo automatizado de fechamento fiscal, contábil e financeiro do mês permitirá que a equipe prepare relatórios detalhados e atualizados com informações necessárias para que os gestores usem para tomar melhores decisões sobre o futuro da empresa.


