Como implementar uma cultura de feedback na sua contabilidade?
Feedback é um termo inglês que significa “dar resposta a uma atitude”. No ambiente profissional, este termo é utilizado para uma característica informal, servindo como um norteador para guiar os colaboradores sobre o que fazer ou não no seu empreendimento.
Nas organizações e empresas, o feedback é uma forma direta de saber se o trabalho de todos os colaboradores está sendo realizado corretamente, compartilhando informações não só de clientes, como também da organização interna da empresa.
Atualmente receber um feedback é uma prática comum na relação empreendimento e colaborador. Normalmente o feedback não é uma reunião oficial sobre o seu procedimento, logo esta avaliação não pode ser algo engessada, deve ser algo natural e dinâmica.
Então, como relacionar o feedback?
Há no mercado atualmente, metodologias de feedbacks. Dentre elas é possível encontrar o One on One, o SCI, Pendleton, Feedback 360, Feedback BOOST e Autofeedback.
One on One
Nesta metodologia são aplicadas conversas rápidas e periódicas entre gestores ou líderes e colaboradores. O objetivo é encontrar soluções para assuntos importantes dentro da organização, alinhando as expectativas e buscando melhores resultados.
SCI – Situação, Comportamento e Impacto
O objetivo deste feedback é mostrar ao colaborador, com o mínimo de julgamento avaliativo possível, o impacto de seu comportamento para com o restante da equipe. Ao realizar esta postura, você permite o diálogo.
Dentre as avaliações essenciais para realizar esta conversa, deve-se observar a situação, o comportamento e o impacto do feedback na organização como um todo.
Modelo Pendleton de Feedback
Neste cenário, o gestor passa o feedback para o colaborador a partir do contexto da situação que foi avaliada. Primeiro é relatado os pontos positivos, em seguida, você abre para que o colaborador também discuta oportunidades de melhoria, e o gestor também, ambos apontando um plano de ação para melhorar o ambiente de trabalho.
O problema desta metodologia está no uso intencional suavizando a forma como seria solicitado para melhor pontos que devem ser tratados e quando utilizados de forma errada, em situações que há quebra de confiança entre ambas as partes.
Feedback 360
Neste método, vários avaliadores dão suas opiniões de feedback para cada colaborador. Envolvendo autoavaliação, avaliação dos gestores e avaliação dos pares. Todos os colaboradores devem ser avaliados por gestores que desempenham a mesma função ou que prestem algum tipo de auxílio.
Feedback BOOST
Consiste na observação de pontos específicos para fornecer um feedback ao colaborador. Dentre eles, o balanço comportamental, avaliando as ações e comportamentos, e não a personalidade, uma avaliação realizada pelo próprio avaliador, a construção de um feedback detalhado, com pontos específico a serem modificados, o tempo para realizar estas mudanças e o auto feedback, onde o profissional possui a oportunidade de responder sobre si mesmo.
Auto feedback
Presente também no Feedback BOOST, o autofeedback é a oportunidade que o colaborador tem de responder sobre suas competências, identificando seus pontos fortes e quais devem ser trabalhados. Este tipo de avaliação ajuda o colaborador a entender melhor o seu papel dentro da organização, reduzindo reações negativas.
Dentre todas estas metodologias, o ideal é entender qual mais se encaixa no seu negócio e no perfil de seus colaboradores. No entanto, o Feedback deve ser algo sólido e amparado pelo retorno dos funcionários, bem como o auxílio de toda equipe, inclusive de seus líderes.
Esta avaliação deve ser amparada em relações comportamentais, conhecidas como soft skills. Algumas das relações são: empatia, escuta ativa, comunicação não violenta, capacidade de resolução de conflitos, flexibilidade, adaptabilidade, entre outros parâmetros de avaliação.
Vale lembrar que qualquer fornecedor, cliente ou colaborador pode dar seu feedback, desde que seja de forma correta e assertiva no seu ponto de vista, desenvolvendo uma relação de confiança entre fornecedor e cliente.
Qual a importância do feedback?
O feedback deve ser uma ferramenta estratégica para alinhar e realinhar os profissionais da empresa.
Os parâmetros a serem analisados devem ser: comportamentos, resultados, impacto para a empresa e como gerar maiores e melhores resultados. É essencial que se crie uma conduta na empresa para que o feedback seja construído durante a construção do produto que está sendo oferecido, no caso o serviço contábil, para que assim seja alinhado conforme o desejo do cliente.
Tenha uma equipe motivada
Já é comprovado que empresas que mantém o feedback para seus colaboradores, possuem pessoas mais motivadas e empenhadas em seu ambiente de trabalho.
Isto acontece porque os colaboradores conseguem identificar de forma mais rápida seus erros, e com isso, saber que o seu produto final está sendo entregue de forma útil e produtiva.
• Contribua para o crescimento profissional de seus colaboradores
É através do feedback que o colaborador tem noção se seu trabalho está sendo empenhado de forma correta, principalmente no ambiente contábil, pois é um ambiente onde os processos são muito mais complexos e requerem muito mais atenção.
A partir deste retorno, tanto a empresa quanto o colaborador tem uma noção de seus pontos fortes e fracos e como devem conduzir seus passos empresariais.
• Tenha uma boa comunicação e saiba receber os feedbacks
Ao possuir uma boa comunicação é muito mais fácil que haja uma comunicação ampla e aberta entre todos os colaboradores, melhorando, com isso, as práticas cotidianas, mesmo que a situação não exija um retorno.
Tenha em mente que os problemas identificados e resolvidos de forma que se é utilizado o diálogo é muito mais ágil e prático para a organização e alinhamento da equipe. O diálogo entre as equipes torna o ambiente de trabalho algo mais fluido, melhorando o clima organizacional entre os colaboradores, que por sua vez trabalham muito mais satisfeitos dentro deste ambiente de trabalho, rendendo muito mais.
• Estimule um ambiente organizacional contábil seguro
O primeiro aspecto que deve ser trabalhado perante o seu colaborador é a forma como ele pode expressar suas ideias. Por mais que para muitos, o ambiente contábil pareça algo engessado, são ideias diferenciadas que destacam o seu negócio dos demais.
Por isso, introduza um ambiente de comunicação segura, onde seu colaborador possa expressar sua opinião sem medos. Uma troca de opinião saudável, com líderes e colaboradores.
Logo, como primeira dica, procure avaliar se na sua empresa não seria legal adotar este método de conversa entre gestores e colaboradores. Destacando a habilidade profissional de cada um e sempre aberto para coletar novas ideias.
• Incentive a empatia
A cultura de fornecer o feedback deve ser embasada na empatia, isto porque um comentário negativo fornecido de forma errada pode frustrar e trazer um bloqueio criativo para o seu colaborador. Por isso, seja empático ao fornecer críticas sobre o trabalho do próximo.
• Desenquadre o processo de feedback
Não coloque o seu processo de feedback como algo burocrático ou obrigatório. Sabe aquelas folhinhas ou pesquisas de satisfação que geralmente pedem para participarmos? Então, na maioria das vezes nós não queremos preencher ou não temos tempo com a correria do dia a dia.
Logo, ao tornar o seu processo de feedback algo burocrático, você fará com a sua empresa a mesma coisa que acontece quando você responde às pesquisas de satisfação, algo sem experiências e comentários reais.
Se a troca de opiniões for algo esporádico e sem a necessidade de obrigação, seus colaboradores se sentirão muito mais flexíveis para expor suas opiniões.
• Incentive o feedback transversal
Neste modelo de comentário, é preciso desconstruir a ideia de que o feedback é passado somente pela liderança para quem é liderado. Colaboradores podem expor pontos positivos e fracos de seus colegas de equipe e até mesmo dos seus gestores.
• Crie metodologias a partir dos feedbacks
Para que os feedbacks sejam aproveitados, crie metodologias que utilizem as informações trazidas pelos clientes e pelos próprios colaboradores. Assim, você conseguirá investir no crescimento pessoal e interpessoal de seus colaboradores, refletindo na produtividade e nos resultados finais.
Conclusão
Após entendermos a importância do feedback e como ele pode ser utilizado para o crescimento do seu negócio, que tal implementar na sua dinâmica profissional?


