Quais análise de dados são fundamentais para o setor contábil?
A tomada de decisões é importante em todo empreendimento. Principalmente nos que envolve a utilização de um sistema contábil. Para realizar está tomada de decisões, é importante estar sempre atento aos dados apresentados e disponíveis pela empresa.
Na leitura de hoje traremos de forma prática dados que auxiliaram na análise e tomada de decisões de forma assertiva para a empresa. Através de estratégias alcançadas a partir da leitura dos dados que o próprio empreendimento fornece.
O que é análise de dados e a partir de quais dados podemos realizar este estudo?
A análise de dados parte do princípio de que as decisões mais acertadas de um empreendedor são tomadas a partir de uma imersão ao conjunto de dados fornecido pela empresa ou empreendimento. Podendo assim, analisar e alcançar melhores condições, obtendo previsão de comportamento futuros.
Com o avanço da tecnologia, a criação e utilização destes dados se tornaram cada vez mais comuns. Isto porque, a partir da internet conseguimos compilar todos os dados presentes de forma rápida e prática. Além de possibilitar que estes mesmos dados sejam compartilhados mais facilmente.
A partir deste modelo, existem hoje no mercado, quatro opções de análise para estudo de dados. São elas:
1. Preditiva
Este é o modelo de análise mais comum e utilizado no mercado. A partir dela é possível prever comportamentos futuros, por uma análise de dados já existentes. Neste modelo de estudo, geralmente, a empresa que o utiliza, busca padrões já existentes no mercado ou até mesmo na própria empresa, para replicá-los.
O modelo de análise Preditiva é necessariamente volumoso, pois nele estão contidas todas as informações históricas e bancos de dados da análise contábil. E isto é importante, pois através destas numerações de diferentes anos e períodos, é possível analisar ações futuras.
Vale lembrar que neste modelo de relatório a mineração de dados é muito utilizada. Logo, podem usar este método sem medos, pois ele possui a possibilidade de prever riscos, visando oportunidades em diferentes cenários.
2. Prescritiva
Neste modelo de análise é possível traçar diferentes caminhos que podem ser percorridos até que alcance a meta pré estabelecida. Por isso, neste modelo de análise, todas as consequências devem ser analisadas antes de determinar alguma ação. Os resultados obtidos através deste estudo servem de guia para determinar quais serão os próximos passos.
Durante esta análise, é muito considerado também o fator humano, ou seja, os colaboradores que integram a empresa. Este fato impõe complexidade ao modelo prescritivo de análise. Os conceitos entendidos como data science devem ser dominados por aquele que pretende adotar este método como principal.
Um exemplo de plataforma muito conhecida, e é adepta a esta técnica é o YouTube. Na plataforma, são analisados dados do usuário, para então entender quais são seus gostos e preferências, sugerindo conteúdos do mesmo nicho para consumo. Assim, a pessoa é mantida o maior tempo possível na plataforma. E durante este tempo são encontradas novas informações e preferências do usuário.
3. Descritiva
Ao realizar este modelo de análise de dados, é possível uma execução muito rápida e dinâmica. Isto porque, as análises são feitas em tempo real. Logo, os resultados precisam ser expressos.
Este modelo é bastante sofisticado e pode ser utilizado para auxiliar em diversos setores de sua empresa e com sua cartela de clientes. São exemplos da utilização deste método empresas que possuem um controle de estoque e vendas em determinado período. Assim, a análise é feita para aquele espaço, com uma resposta rápida sobre determinado assunto.
4. Diagnóstica
Neste modelo de análise, seu nome já distingue a sua funcionalidade. A análise diagnóstica tem como exercício apurar quais foram as causas que determinaram alguma situação, buscando responder perguntas simples da situação como porquê, quando e quem.
O objetivo deste estudo é entender quais são os melhores impactos causados por determinada ação, e a partir deste entendimento, saber se devem ser retomados ou não. Novas estratégias são traçadas, buscando sempre a melhoria, desenhando através de um ponto específico, demonstrado a partir do diagnóstico.
Após estas informações de modelos de análise de dados, o ideal é entender qual se encaixa mais no modelo de negócio e aplicá-la. No entanto, além da previsão dos dados e tomada de decisão futuras com mais assertividade, a análise possui outros benefícios para o setor contábil. Entre eles, estão:
A possibilidade de personalização de um serviço para o seu público alvo. Pois, além de informações importantes sobre a empresa e sua saúde financeira, ao realizar estes estudos, também conseguimos visualizar muitas outras diretrizes fundamentais para o andamento da empresa. Entre elas, o seu público alvo.
Ao saber qual a melhor linguagem e informação que esse público gostaria de consumir, você sairá na frente da concorrência, criando uma sensação de proximidade entre empresa e clientela.
Essa personalização traz a proximidade do empreendimento com o cliente, gerando a fidelização. Vale lembrar que a fidelização é um ponto muito importante na venda de novos produtos para o seu cliente.
Quando o mesmo conhece sua capacidade e qualidade, também é possível determinar um preço através do que seu serviço realmente vale. Buscando sempre trabalhar com produtos que trazem um maior retorno, volto a dizer, entendendo o gosto da sua persona.
Conclusão
As decisões precisam ser tomadas sempre analisando o momento do mercado. Pautando em informações concretas para evitar fadigas no negócio. Para isso, é preciso estar amparado por uma equipe ou empresa especializada. Para isso, realiza com maior segurança e confiabilidade o estudo e análise dos seus dados fundamentais.
Somente a partir destes dados, a sua empresa poderá definir os próximos passos. Para isso, nós do TaskDo podemos ajudar.
Organize e automatize a gestão das obrigações e rotinas contábeis em um painel interativo e com um dashboard que proporcionará uma visão 360º de todas as suas demandas, com deadlines e um robô de verificação de arquivos. Entre em contato com a nossa equipe e solicita já a sua demonstração gratuita!


