Liderança contábil: como liderar um setor de contabilidade?
O setor de contabilidade é o coração de qualquer negócio. Os números e dados significam muito para o sucesso das empresas, por isso, é muito importante manter o departamento de contabilidade o mais avançado possível. Por isso, é fundamental que o departamento contábil esteja firme e mais alinhado aos objetivos do negócio.
Basicamente, o departamento de contabilidade gerencia a frente econômica do negócio, sendo o principal objetivo da maioria das empresas a obtenção de lucros, o setor contábil é a parte intrínseca de qualquer organização, porém, a contabilidade é um setor geralmente negligenciado. A maioria das pessoas subestimam a importância do departamento, já que as suas operações são executadas principalmente nos bastidores. No entanto, um bom gestor sabe o valor de um setor contábil liderado com excelência e entende a importância de um sistema contábil eficiente para o negócio.
Por isso, ao decorrer deste artigo você irá conferir os tópicos principais no que se refere a uma boa liderança contábil!
Visão de negócio e planejamento estratégico e orçamentário
Para o contador que está a frente da contabilidade de uma grande empresa, esses itens são essenciais para a continuidade das companhias. É extremamente necessário ter visão, planejamento e orçamento, pois muitas vezes temos boas ideias, porém quando vamos executá-las gastamos mais recursos humanos e financeiros. Uma dica valiosa que compartilhamos com vocês é ter um plano de curto, médio e longo prazo, pois assim podemos saber onde estamos hoje, onde queremos chegar e o que precisaremos fazer para chegar ao objetivo final.
A contabilidade orçamentária aliada à análise de demonstrações financeiras e contábeis, são ferramentas que todo líder contábil precisa conhecer, pois através dele é possível um maior conhecimento para fazer projeções futuras da companhia e ainda analisar através de indicadores, seu desempenho, orçamento e realizações.
Conhecendo a maturidade do processo que você gerencia
Um dos tópicos de competência para um profissional contábil em uma empresa de pequeno, médio e grande porte é estar aberto às mudanças, a inovação, estar ciente de quais processos precisam ser melhorados, buscar ferramentas e engajar o time em prol desta evolução, em busca de agregar valor para as atividades de sua área, e para a companhia.
E se você está em uma grande empresa, você constantemente é procurado por empresas com diversas soluções que prometem resolver seus problemas com processos repetitivos, sejam sistemas integrados, RPAs (Robotics Process Automation), seja até mesmo iniciativas dentro da própria organização, como um colaborador que consegue desenvolver macros para automatizar partes da rotina, e não estamos fazendo juízo de valor se a solução “A” é melhor que a “B”, tudo é uma questão de você se perguntar: a solução atende minhas necessidades e expectativas? Meu processo está pronto para receber esta solução?
A primeira pergunta é fácil de ser respondida, com todo seu conhecimento sobre as atividades de seu setor, se existe uma dor, e essa solução soluciona essa dor, então sim, a solução atende sua necessidade, bastando alinhar as expectativas.
Agora, com relação à segunda pergunta, o profissional contábil em cargo de liderança, deve ser capaz de respondê-la, principalmente para evitar gastos
desnecessários ou retrabalhos, e até mesmo frustrações quando implementa uma solução e ela não funciona na sua empresa, mas você fez um benchmarking e viu funcionando em outra empresa, o que deu errado?
Maturidade do processo, você deve ser capaz de avaliar se o processo que pretende automatizar é maduro o suficiente para tal finalidade, se você tem um processo ineficiente, ao automatizar você simplesmente está automatizando a ineficiência. Mas como saber se o seu processo é maduro suficiente?
Previsível: é o processo que além de ser padronizado, pode ser medido e controlado através de indicadores, tornando fácil a previsão de problemas, visto que este processo tem um comportamento conhecido.
Otimizado: é o processo que é totalmente gerenciado, padronizado, é escalável e controlado, este processo tem a capacidade de alocar esforços para atingir os resultados da empresa de forma mais otimizada possível.
Se seu processo não é padronizado, e não tem seus procedimentos claramente estabelecidos, você começa a exigir das soluções um rol de exceções demasiado grande, quanto mais variáveis imprevisíveis, maior o risco em seu processo, menos previsível ele será, e a tão desejada otimização fica cada vez mais longe.
Lembre-se, você deve estar seguro de si e ciente da maturidade dos processos sob seus cuidados, quando um processo não está funcionando, você sofrerá forte pressão dos altos líderes para buscar uma solução, e muitas vezes, pressão para implementar uma solução de automação no seu processo.
Sendo assim, você deve ser resiliente, enfático, colocar os pés no chão, e antes de embarcar nessa onda, checar se o seu processo é maduro suficiente para tal finalidade, implementar uma automação em um processo que não funciona, é jogar dinheiro fora, se a pressão está forte, trace um plano de ação que envolva uma análise do seu processo, melhore o processo.
Organize ele de forma a ter procedimentos claros, padronize o seu processo, e quando atingir nível de maturidade adequado, só então ele estará apto a ser um candidato à automação.
Liderança e gestão de pessoas
Na liderança e gestão de pessoas, são utilizados critérios próprios de cada empresa, por exemplo, a empresa pode definir notas para cada função onde você gestor mede o
desempenho e feedback para equipe, a fim de melhorar ou manter a nota dos mesmos, se você está na gestão ou pretende estar e nunca fez um treinamento de liderança e ferramentas de análise e feedback é bom pensar em iniciar, isso são técnicas e para tal existem processos e ferramentas para aplicação.
Então, palavras que podem parecer estranhas é bom conhecer: feedback, avaliações 360, pesquisa de clima, ninebox, dinâmica de espelho, comemoração de entregas e resultados, meritocracia, PLR entre outras são ferramentas que contribuem para a gestão. Como sempre os grandes líderes falam “bom gestor poderá levar as pessoas mais longe de onde elas pensam que poderão chegar''.
Simon Sinek autor do livro “Comece pelo porquê" que deixa bem claro o papel de um gestor:
"100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entenderá de negócios."
A busca por inovação e automação
Esse é outro pré-requisito do gestor contábil, pode ser para aumentar o resultado da empresa, gerando receita ou mesmo reduzindo custos, pode ser ainda aumentando a qualidade das informações e nível de Compliance (conformidade) da companhia.
Muitos gestores tendem a se prender aos hábitos antigos, pois muitos ainda estão tão acostumados com suas milhares de planilhas de controle que não enxergam a dificuldade e o problema que possuem, um trabalho que poderia ser realizado em 1 hora sendo realizado em 1 dia, consolidando planilhas para reportes e acompanhamento de 1000 obrigações e rotinas do time.
No final das contas, a direção quer resultados e somente resultados, sem ter que devolver esse resultado lá na frente, ou seja, sem risco de uma fiscalização ou penalidades.
O que você tem feito hoje, para ao final de um ciclo ou período colocar no seu histórico na companhia?
Exemplo: Reduzi “X” em custos com meu projeto de automação ou projeto “XYZ”, aumentei a produtividade do time em “X”% com o projeto “XYZ”. Estas são situações que irão contribuir muito na evolução da sua jornada como um líder contábil de alto desempenho.
Um fator importante é que muitos acreditam que a Ciência Contábil é uma Ciência Exata igual a matemática e não é, ela é uma Ciência Social aplicada e por isso ela muda conforme a sociedade necessita. Então mudar é preciso.
Acompanhar as mudanças é fundamental para um profissional dentro de uma grande empresa, não só acompanhar, como aplicá-las, de forma responsável, tempestiva e mantendo a organização competitiva.
Conclusão
A coisa mais importante a entender é que, sob o seu comando, o departamento de contabilidade deve estar em estado de desenvolvimento permanente. É isso que possibilita tanto o sucesso da sua liderança quanto o da sua equipe. Continue implementando novas coisas e você estará sempre um passo à frente.
O papel dos contadores na era digital de hoje evoluiu. Um departamento de contabilidade que funciona de forma eficiente tem um líder forte e aberto às mudanças do mercado, o que, por sua vez, cria uma equipe forte e melhor preparada para futuros cenários. Essa força ajuda a aliviar a pressão que acompanha o trabalho de relacionar os números – os mesmos números que determinam o valor para os investidores.
Para uma liderança mais eficiente e estratégica você pode contar com o TaskDo! Agende uma demonstração hoje mesmo e veja como o TaskDo pode transformar o dia-a-dia da sua contabilidade!


